Se você pensa em investir, precisa ler essas dicas para não perder dinheiro - DMR Assessoria & Consultoria
16730
single,single-post,postid-16730,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.1,vc_responsive

Se você pensa em investir, precisa ler essas dicas para não perder dinheiro

perder-dinheiro-tesouro-direto

02 abr Se você pensa em investir, precisa ler essas dicas para não perder dinheiro

Você já deve ter ouvido a máxima de que a riqueza não depende de quanto você ganha, mas sim de como gasta o que ganha e do que faz com aquilo que sobra. Investir bem o que você poupa do seu salário, definitivamente, vai te ajudar a chegar na sonhada independência financeira.

Antes de pensar em investir , no entanto, é preciso que você já tenha bons hábitos de planejamento financeiro. Para te ajudar, o especialista Leandro Trajano listou os quatro principais atitudes a serem tomadas. Confira:

1) Domine o orçamento

É fundamental amplo conhecimento de sua vida financeira, entendendo bem com o que você gasta e quanto gasta com cada item. Além disso, também é preciso ter a dimensão exata de quanto recebe na prática, incluindo benefícios que te dão a chance reduzir gastos com alimentação e plano de saúde, por exemplo. Com essa noção mais precisa, é possível fazer os ajustes necessários, procurando otimizar os gastos de forma mais inteligente, aumentando a poupança mensal e, assim, tendo assim mais dinheiro para investimentos.

2) Reduzir as despesas fixas e os supérfluos

Tenha uma atitude inteligente, pois não basta ter o domínio dos seus gastos se não fizer uma análise consciente e coerente, observando que as despesas fixas, recorrentes. Lembre-se: quanto mais enxuto for seu gasto fixo, mais sobra para investimentos e projetos maiores.

3) Conhecimento e segurança

Procure ler bastante, entender a diferença entre investimento direto num banco grande (e apenas nele) e conhecer outras opções, como corretoras. Pesquise sobre os investimentos que mais atraem você, que te despertam a curiosidade e siga firme. Os estudos e a busca por informações será essencial para que tenha segurança do melhor a fazer. A internet está repleta de conteúdo, há excelentes livros, podcasts, canais de Youtube e muitos outros conteúdoss que te ajudarão a entender melhor e naturalmente se sentir mais seguro.

4) Seja inteligente e coerente

Não adianta querer investir sem se preocupar em melhorar o planejamento financeiro , a rotina, os hábitos. Dessa forma você não potencializa um dos três fatores primordiais para que o investimento renda mais: o montante aplicado, que junto ao tempo do investimento e aos juros, potencializam o resultado. Seja inteligente, fique de olho na rentabilidade, no risco de cada investimento, identifique o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), fique muito atento ao prazo, carência, liquidez e mais ligado ainda aos períodos de resgate do seu investimento. É importante estar bem seguro dos custos de cada investimento pois eles impactarão no resultado final.

Fonte: IG – Economia